Projetos

Desde 2000, a Fundação Araripe objetiva dar maior organicidade às atividades dedicadas ao desenvolvimento da Biorregião do Araripe. Por esse motivo, se tornou um centro de iniciativas das mais diversas, buscando a dinamização da atuação regional dos poderes públicos e o fortalecimento da sociedade civil, presente nos municípios da região. A Fundação é um dos múltiplos parceiros dos planos locais e regionais e, como OSCIP, está envolvida com as transformações em andamento e com os projetos para o futuro de duas maneiras:

Saiba os projetos que a Fundação Araripe já atuou:

Membro do Fórum Araripense de Combate à Desertificação | Parceria Institucional: Fórum de ONG
Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), criado pela para e fortalecer políticas públicas sustentáveis no Município do Crato | Parceria Institucional:  Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Crato
Membro do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental – APA Chapada do Araripe | Ano: 2018 | Parceria Institucional:  ICMBIO
Membro do Conselho Consultivo da FLONA/Araripe, criado através da Portaria nº 47 de 14 de abril de 2004/MMA/IBAMA | Ano: 2018 | Parceria Institucional: ICMBIO
Projeto: BEM DIVERSO – Integração da Conservação da Biodiversidade e Uso Sustentável nas Práticas de Produção de PFNM e SAF em Paisagens Florestais de Usos Múltiplos de Alto Valor para a Conservação | Ano: 2018 | Parceria Institucional: EMBRAPA e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento  – PNUD
Projeto: Organização e Coordenação da Primeira Conferência Municipal de Água e Esgoto do Crato/CE para Instituição do Conselho Municipal  de Água e Esgoto | Ano: 2017 | Parceria Institucional: SAAEC – Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato
Projeto: Manejo do Uso Sustentável da Terra no Semiárido do Nordeste Brasileiro (Sergipe) | Ano: 201 | Parceria Institucional: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD
Projeto: Uso de Tecnologias Sociais de Convivência com a Semiaridez e Combate à Desertificação: Difusão, Implantação e Capacitação para Agricultura Familiar em Irauçuba/Ce,  (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA  2015) |
Ano: 2015 | Parceria Institucional: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e Projeto ECONORMAS
Projeto: Organização do Seminário Internacional: Semiárido – Desafios e Possibilidades no âmbito das Nações Unidas para o Combate à Desertificação/UNCCD, com presença de representantes da Comissão dos Países de Língua Portuguesa |
Ano: 2014 | Parceria Institucional: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA
Projeto: ENED – Encontro Nacional de para Construção Coletiva de Conhecimento e Estratégia de Prevenção e Combate à Desertificação e Convivência com o Semiaridez | Ano: 2013 | Parceria Institucional: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA
Projeto: Desempenho Silvicultural e Avaliação Econômica de Clones Híbridos de Eucaliptos Plantados em Diferentes Densidades Populacionais no Pólo Gesseiro. | Ano: 2012 | Parceria Institucional: Banco do Nordeste do Brasil – Conv. Nº 2012/97 – BNB/Fundeci
Projeto: Promoção do Arranjo Produtivo do Babaçu e Pequi para Povos e Comunidades Tradicionais na Mesorregião do Sul Cearense | Ano: 2012 | Parceria Institucional:  Programa das Nações Unidas para O Desenvolvimento – PNUD.
Projeto: Eficiência Energética e Produção mais Limpa da Cadeia Produtiva Do Projeto:  Gesso | Ano: 2012 |Parceria Institucional:  Caixa Econômica Federal- Ac  FSA CaixaNº 072.00064/2012
Projeto: Difusão de Tecnologias e Utilização Múltipla Integrada e Sustentável dos Recursos Naturais, para Melhoria da Segurança Hídrica, Alimentar, Energética e Melhor Convívio com o Semiárido, Contribuindo com Tecnologias para Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas | Ano: 2011 a 2015 | Parceria Institucional: Ministério do Meio Ambiente / Fundo Clima Convênio Nº 15/2011/FNMC
Projeto Realização do Diagnóstico Florestal e Apoio às Ações de Formulação da Política Florestal no Estado De Sergipe, em Parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe |
Ano: 2010 |Parceria Institucional: Secretaria de Recursos Hídricos de Sergipe- SEMARH
Projeto: Diagnóstico e Planejamento Participativo para Fornecer Subsídios para a Preparação de um Plano Sub-Regional de Desenvolvimento Sustentável para Dez Municípios do “Sertão do Araripe”. (Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade) | Ano: 2008 a 2011 | Parceria Institucional: Ministério da Ciência e Tecnologia
Projeto para Iniciativas de Prevenção à Desertificação: Utilização Múltipla e Sustentável da Agrobiodiversidade, Biodiversidade e Demais Recursos Naturais no Município de Granito/PE, Parceria com o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos de Seca – PAN-BRASIL | Ano: 2008 | Parceria Institucional: Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) e a GTZ no Brasil contrato nº 264sv/08
Projeto: Programa de Fomento para Auto-Abastecimento Sustentável de Carvão Vegetal da Mineração Caraíba – Estudo De Viabilidade | Ano: 2008 | Parceria Institucional: Mineração caraíbas S/A Contrato n° DPFV/0731/08
Projeto: Colmeia – Difusão de Tecnologias Apícolas aos Pequenos Produtores do Cariri Oeste. Projeto que Buscou Qualificar a Produção Apícola do Cariri-Oeste Cearense | Ano: 2008 a 2010 |  Parceria Institucional: Banco do Nordeste
Projeto: Projeto Vigilância em Saúde e Ambiente na Biorregião da Chapada do Araripe, projetos com os Subprojetos: (i) Atividades Extrativistas em Área de Floresta, Riscos e Questão de Gêneros (Jardim-CE); (ii) Cadeia Produtiva da Mandiocultura, Tecnologias e Diversidade Produtiva (Araripe-CE); e (iii) Cadeia Produtiva do Gesso, Poluição do Ar e Agravos Correlatos (Trindade-PE) | Ano: 2004 a 2007 |  Parceria Institucional: Ministério da Saúde
Projeto: Cooperação Técnica e Financeira para Ações de Gestão Ambiental, na implementação do “Programa Araripe”, nos Municípios que Compõe a Biorregião do Araripe através das Cadeias produtivas da Apicultura, Artesanato, Cerâmica, Mandioca, Ovinocaprinocultura e Turismo | Ano: 2002 | Parceria Institucional: SEBRAE Convênio n.º E-35
Projeto: Realização da Exposição “Ciências da Terra, Ciências da Vida – Chapada do Araripe, no Museu de Arte Brasileira e Salão Cultural da FAAP, . Teve duração de dois meses e recebeu um público de mais de 100.000 pessoas | Ano: 2004 |
Parceria Institucional: Fundação Armando Álvares Penteado São Paulo  -  Museum National d´Historie Naturelle, Paris/França, da Universidade Regional do Cariri-URCA/Crato-CE,  Museu Nacional do Rio de Janeiro
Projeto: Treinamento em Serviços e Constituição e Capacitação das Comissões Municipais da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado nos 23 Municípios que Compreende a Sub-bacia  | Ano: 2001 | Parceria Institucional: Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH – Convênio n.º 02/2001
Projeto: Avaliação da Legislação Florestal dos Estados da Região Nordeste | Ano: 2001 |  Parceria Institucional: Ministério do Meio Ambiente n.º 2001CV 89.

• logo5 logo5
  • logo6 logo6