O objetivo da Fundação Araripe é capacitar a população para participar da construção do seu futuro

A evolução do Nordeste, no decorrer dos vinte últimos anos, participa da transformação geral do Brasil e do planeta no seu conjunto, em relação ao progresso rápido do conhecimento.
As mudanças não têm a mesma velocidade em todos os domínios. O aumento da população, a urbanização, a mecanização, a informatização, a circulação da informação, a descentralização da gestão dos territórios mudam as paisagens.

A integração nos mercados, a elevação do nível dos estudos, a melhoria das condições de vida na região, apesar dos esforços dos poderes públicos e da sociedade, coexistem, todavia, com:

A fundação araripe, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), apartidária, sem fins lucrativos, foi criada para contribuir regionalmente para uma maior associação da população às decisões públicas, com vistas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento humano.

Com sede em Crato (CE), no centro de um espaço do Nordeste, que inclui territórios do Ceará (Cariri), Pernambuco Ocidental (entre outros espaços, o Pólo Gesseiro) e o Piauí (ao Leste de Picos), com uma população de mais de 1.5 milhões de habitantes, distribuídos em mais de 100 municípios, a Fundação Araripe procura contribuir para uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e materiais disponíveis, abrindo frentes de trabalho e participando da luta pelo desenvolvimento, ao lado dos diversos atores:

Com efeito, essa área é importante, tanto no plano do progresso das ciências da Terra, quanto em termos de recursos naturais para a própria evolução da vida no semi-árido regional.

A estratégia da Fundação Araripe, para avançar na direção desejada, é dialogar com os atores regionais para o estabelecimento de agendas em termos de medidas concretas que permitam o desenvolvimento da educação e da saúde, da pesquisa, da vida economica, regional, social e cultural. Um planejamento participativo bem articulado, nesse sentido, pode permitir uma transformação progressiva do cenário regional atual, em consonância com os esforços desempenhados, em ambito nacional, na busca da sustentabilidade socio-ambiental do País.

• logo5 logo5
  • logo6 logo6