3.1.1. Elaboração de uma logomarca para o projeto Pomares da Caatinga, com o engajamento das comunidades
A definição da logomarca do Projeto, foi uma ação emblemática, uma vez que define a identidade visual, de acordo com os aspectos culturais da região e promove um engajamento das famílias.
Esse processo de sensibilização e participação foi estratégico para inserir um sentimento de pertencimento das comunidades, possibilitando uma efetiva participação e institucionalidade das ações, assegurando a continuidade do processo de recuperação ambiental. Para tanto foram promovidos processos eletivos para a escolha da logomarca, envolvendo gerações e gêneros.
A logomarca, então, foi definida em conjunto com as comunidades, obedecendo os critérios e diretrizes estabelecidos pelo setor competente da Caixa. Nesse contexto, quatro logomarcas foram desenvolvidas, após ouvir as famílias e compreender o que melhor os representavam junto ao Pomares da Caatinga. Após a criação, essas logomarcas foram apresentadas nas comunidades visitadas, para abrir as análises e votações.
Por fim, foi aprovada uma Logomarca para o Projeto, tudo isso em um período de 03 meses. A Logomarca aprovada está presente nos materiais de difusão do Pomares da Caatinga como banners, folders, papel timbrado, faixas, camisas etc.