5.1.1. Realizar o plantio e manutenção nas áreas de SAFs

Realizar o plantio e manutenção nas áreas de SAFs
Como parte das ações junto às comunidades beneficiárias, estavam previstos, inicialmente, 10 ha de enriquecimento em Sistemas Agroflorestais. No entanto, com o avanço das visitas, cadastros e diagnósticos, levantou-se 60 ha de áreas de SAF, de tamanhos diversos, de 0,1 a 03 ha, de acordo com a realidade de cada família.

Foi realizado um plantio inicial de 800 mudas, porém, o fim mais breve da quadra invernosa fez a Fundação Araripe avaliar a situação do clima e a previsão para os próximos meses (junho a dezembro de 2023) indicou uma escassez grande de chuva nas áreas de abrangência do Projeto.

O plantio, em meio a temperaturas recordes altas nas regiões de abrangência do Projeto, baixa umidade, e excesso de queimadas, não só colocam em risco à perda das plantas, como a segurança da execução da atividade e bom andamento do Projeto.

Com a entrada dos recursos referentes a segunda parcela do Pomares da Caatinga, a equipe pôde iniciar as ações de plantio pelos municípios abarcados pelo Projeto, com foco nas áreas de Sistemas Agroflorestais. Com a adesão alta de famílias, as metas de plantio em SAF superaram as expectativas, e o planejamento inicial de 10 mil mudas em 10 ha, resultou em 45 ha contemplados, até o fim de maio, e 55 mil mudas plantadas dentro de um sistema socioprodutivo.

Após a implementação dos SAFs, a equipe técnica realizará uma visita mensal aos sistemas implementados, para acompanhar seu crescimento e monitorar a situação das áreas. As famílias beneficiárias serão parte do processo de monitoramento, atuando como agentes ambientais colaboradores, participando das ações de visitas e acompanhamento do desenvolvimento das plantas, informando qualquer problema relacionado aos locais de plantio à equipe, que irá realizar a intervenção necessária, em conjunto com os (as) agentes ambientais. A composição dos custos individuais das mudas plantadas para o sistema SAF, foram definidas em função da composição de materiais como (fertilizantes orgânicos, terra vegetal, adubo orgânico e inseticida).

Situação: 100% concluída. A ação foi finalizada com o plantio das 45 mil mudas nas áreas do Sistemas Agroflorestais, em todas as regiões de abrangência do Projeto. A próxima fase do plantio será continuada a partir de janeiro de 2025.