5.3.1. Realizar o plantio e manutenção nas áreas de quintais produtivos

Nas comunidades que o Projeto atua, algumas famílias possuem quintais produtivos em suas propriedades. Com base no diagnóstico preliminar realizado sobre as características socioeconômicas ambientais de cada localidade, 30 famílias receberão ATER para incremento e enriquecimento de seus quintais, por meio do aumento da diversidade e densidade de espécies frutíferas que sejam propícias e que possam contribuir com maior disponibilidade de frutos para coleta e beneficiamento, e consequentemente, na melhoria de renda dos (as) produtores (as) rurais.

O plantio de adensamento e enriquecimento foi realizado com espécies de interessa de cada comunidade, que possam contribuir com o incremento de renda das famílias a médio e longo prazo, por meio da geração de matéria-prima para os produtos da sociobiodiversidade. Para tanto, o plantio será feito em um espaçamento entre as linhas de espécies de ciclo curto. Com isso, plantar-se-ão 10 mil mudas nas áreas das 30 famílias contemplando 09 ha de área plantada envolvidas no Projeto.

Após a implementação dos Quintais, a equipe técnica realizará uma visita mensal aos quintais implantados, para acompanhar seu crescimento e monitorar a situação das áreas. As famílias beneficiárias serão parte do processo de monitoramento, atuando como agentes ambientais colaboradores, participando das ações de visitas e acompanhamento do desenvolvimento das plantas, informando qualquer problema relacionado aos locais de plantio à equipe, que irá realizar a intervenção necessária, em conjunto com os (as) agentes ambientais.

Até o momento, 18 famílias receberam as mudas para seus quintais produtivos, somando um total de 09 ha e 6 mil e 500 mudas plantadas.

Situação: 60% concluída. A próxima fase do plantio será continuada a partir de janeiro de 2025.