2.1.1. Apresentar o Projeto Pomares da Caatinga
O Projeto Pomares da Caatinga foi lançado oficialmente, com a participação de famílias agricultoras, parceiros, agente financiador, órgãos governamentais, setores da sociedade civil e demais interessados, na Estação do Teleférico Monsenhor Murilo de Sá Barreto, em Juazeiro do Norte, aos pés da estátua símbolo do Padre Cícero.
A abertura contou uma apresentação cultural do grupo Irmãos Aniceto, seguido pelos pronunciamentos do coordenador técnico do projeto, Francisco Campello e do chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio, Carlos Augusto Alencar.
E ainda, a presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha, o Deputado Federal, Davi de Raimundão, a secretária de Turismo, Yrwana Albuquerque, finalizando com a secretária de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Vilma Freire. A mesa contou também com um momento de fala da Secretária-geral da Fundação Araripe, Patrícia Campello e da gestora da APA do Horto do Padre Cícero, Angélica Jorge.
O evento de apresentação foi finalizado com o plantio simbólico de 100 mudas no entorno do teleférico, como marco inicial do projeto, que irá restaurar 20 ha ao todo, no local.
A segunda apresentação do Projeto foi realizada no município de Salitre-CE. Na ocasião, estava presente o corpo técnico da Fundação Araripe, com o Coordenador Geral, Francisco Campello, ocupando a mesa para a apresentação. A Prefeitura Municipal foi representada pelo Prefeito Dorgival Pereira Filho e pela secretária de Desenvolvimento Agrário, Luzinete Andrade. Como representantes de famílias beneficiárias e presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Cícera Francisca da Silva, falou sobre a expectativa de estar recebendo o Pomares da Caatinga em sua propriedade e os resultados que poderão ser alcançados em médio prazo.
Após a apresentação e momentos de fala, os presentes foram até a Praça São Francisco, onde ocorreu o plantio simbólico de 10 mudas, em locais pré-definidos pela secretária, com espécies adequadas para a arborização urbana.
A terceira apresentação do Pomares da Caatinga ocorreu no conselho da FLONA Negreiros, no município de Serrita-PE, no dia 15 de junho de 2023, contando com os 30 representantes dos diversos setores que compõem a mesa do conselho. Na ocasião, o Projeto foi apresentado, destacando-se a atuação da Fundação Araripe na Mesorregião do Sertão Pernambucano, as parcerias locais e regionais e as áreas para plantio.
Outra apresentação estratégica ocorreu no dia 20 de junho de 2023, dessa vez no conselho da APA Chapada do Araripe, no município de Marcolândia-PI, com a participação dos 46 conselheiros e convidados da sociedade civil, órgãos governamentais e instituições não governamentais. Na apresentação, apresentou-se as metas e objetivos do Pomares da Caatinga na região da APA Chapada do Araripe, o viveiro florestal em atividades e as áreas para plantio.