2.2.1. Visitas as comunidades para apresentação do projeto e seleção participativa das 50 famílias beneficiárias direta

Em cada município de atuação do projeto, as visitas às comunidades estão sendo realizadas através de ações conjuntas com os parceiros, para mobilização das famílias agricultoras e potenciais beneficiários do Projeto. Após cada visita, dados preliminares sobre o perfil das comunidades e das famílias, para seleção das pessoas envolvidas diretamente no projeto, estão em análise. O objetivo também é buscar conhecer um pouco sobre os anseios e potencialidades da comunidade, o perfil dos moradores e como estes poderão se envolver diretamente nas ações do projeto.

As visitas foram realizadas nas 13 comunidades e cadastradas 100 famílias, que estarão envolvidas diretamente nas ações de plantio em seus Quintais Produtivos, Sistemas Agroflorestais e Cercas vivas.

As visitas para análise da propriedade e definição dos processos de plantio estão em sua fase finalizadas, para início do plantio nos próximos meses, de modo a promover uma participação conjunta e ativa em todos os processos do Projeto.

O cadastro de 100 famílias agricultoras (a meta era 50), foi possível, dentre outros fatores, a presença da Fundação Araripe junto às comunidades, com mais de 20 anos de atuação na região, que culminou na adesão das pessoas e a segurança da entrega de cópia de documento que confirme a posse da terra, algo de difícil aquisição, que ainda fez algumas famílias desistirem no processo.

Situação: 100% concluída. Uso de datashow, faixa, banners, folders, notebook.