A Fundação Araripe realizou uma visita técnica, no dia 16 de maio, ao secretário de Meio Ambiente do Município de Porteiras, Reginaldo Rodrigues, para apresentação do Projeto Pomares da Caatinga. Durante a ocasião foi definida a participação do Município nas ações de mobilização das famílias, assim como uma avaliação para a escolha das áreas estratégicas e prioritárias para plantio.

“O município de Porteiras sofreu muito com as chuvas em função do desmatamento de áreas protegidas, como as matas ciliares e encostas. Com o Projeto Pomares da Caatinga vamos desenvolver um trabalho que objetiva restaurar essas áreas, assim como as nascentes “, declarou o coordenador do projeto, Francisco Campello.

Durante as visitas técnicas, a equipe do Pomares da Caatinga, apresenta às comunidades quais são as áreas estratégicas onde podem ser desenvolvidas as ações, como: nascentes degradadas, áreas protegidas, como as de mata ciliares, áreas que precisam ser protegidas para evitar desbarrancamento e aquelas que apresentam processos erosivos. Outro espaço considerado importante são os quintais produtivos, as cercas e estradas.

O técnico da Secretaria de Educação de Porteiras, Rogério Rodrigues Pereira vai colaborar com a identificação das famílias agricultoras de Porteiras que tenham o perfil para a inclusão no projeto.

A partir da identificação dessas famílias, elas são cadastradas e na sequência passam por um processo de acompanhamento técnico com o intuito de assegurar o sucesso dos plantios, que visam fortalecer as ações socioprodutivas das famílias promovendo a segurança alimentar, energética e hídrica e os serviços ecossistêmicos.