A Fundação Araripe e a Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, Território do Quilombo distrito de Salgueiro-PE, assinaram Acordo de Cooperação Técnica na última quarta-feira (7/6), no prédio da Biblioteca da Associação.

O acordo prevê uma parceria para execução de ações referentes ao Projeto Pomares da Caatinga, que inclui a estruturação de um viveiro florestal com dimensão de 37×52 m, com capacidade de produção total de 40 mil mudas por ano, durante 24 meses. Como forma de incentivar a participação da comunidade local e garantir a integridade do projeto, a Fundação contará com colaboradores do quilombo nos processos de produção de mudas e plantio. A Fundação Araripe, por sua vez, contribui por meio de uma Assistência Técnica e orientações voltadas para a produção de mudas e o plantio. Como forma de agregar ainda mais as pessoas do Território, os insumos são adquiridos na localidade.

No encontro, a Responsável Técnica da Fundação Araripe, no Pomares da Caatinga, Alinne Freire, destacou que o projeto pretende realizar ações de assistência técnica na área do plantio, além de formações em educação ambiental. “A gente espera que ao final do projeto fazer uma ação de educação ambiental no quilombo e nas áreas vizinhas, para mostrar como é possível fazer a restauração de áreas da Caatinga com mudas bem produzidas e o plantio bem orientado”. O coordenador da Associação, João Alfredo de Sousa, afirmou acreditar que a parceria vai fortalecer a vivência da comunidade com o meio ambiente. “Espero que a gente possa, com a Fundação Araripe, se autoafirmar na busca desafiadora de cuidado com o meio ambiente”, disse.

Estiveram presentes no momento Valdeci Maria da Silva Oliveira, representante das Comissões de Mulher e Geração de Renda, Allyson Martins da Silva, associado, e Maria de Lourdes da Silva, representante das Comissões de Patrimônio e Geração de Renda e Mulher da AQCC, e a técnica da Fundação Araripe, Bárbara Leandro.