Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Fundação Araripe realizou hoje, 7 de junho, por meio do Projeto Pomares da Caatinga, a palestra Desenvolvimento Sustentável na Caatinga. A ação ocorreu na Escola Municipal Cleuzemi Pereira do Nascimento Silva, em Salgueiro, PE, para 130 estudantes.

As técnicas da Fundação Araripe, Bárbara Leandro e Antônia Gomes, apresentaram para os pequenos, com idades entre 6 e 10 anos, informações sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituído pela ONU, e Ações para Sustentabilidade na Caatinga e a atuação da Fundação Araripe pelo bioma, enquanto instituição que preside a Reserva da Biosfera da Caatinga.

“Nós apresentamos o nosso bioma, a Caatinga, conceitos como a Sustentabilidade dentro da Caatinga e o desenvolvimento sustentável de forma atrativa, dinâmica e envolvente”, explicou Bárbara.

A Coordenadora da escola, professora Marta Maria Rocha afirmou a relevância em se trabalhar a temática com o público infantil. “A gente recebe essas palestras de forma muito positiva, porque os futuros cidadãos têm que ter consciência cedo para manter o equilíbrio entre homem e natureza para as gerações futuras”.

Além de trabalhar a temática, foi realizada uma serie de atividades lúdicas, com brincadeiras que as despertarem para manter os bons hábitos ambientais e evitar os ruins. Ao final da palestra, a criançada assinou um termo de compromisso para aplicar o que elas aprenderam.

Aluno do quarto ano, Jair Gomes Xavier, 9 anos, contou que a palestra foi muito boa. “Foi muito legal porque nos ensinou a não jogar lixo na rua e não queimar. Mas a melhor parte foi a de desenhar”, ressaltou.

A palestra foi realizada pela equipe da Fundação Araripe a convite da Secretaria de Meio Ambiente de Salgueiro. O objetivo desta primeira ação foi estreitar as relações interinstitucionais para a concretização oficial de um acordo de cooperação e parceria em prol do meio ambiente e sustentabilidade. O diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Salgueiro, Luis Felipe Barbosa Lopes, destacou o rico momento de aprendizagem para as crianças. “Desde a idade precoce as crianças já despertaram a consciência para o tema. Com mais palestras assim, a gente tende a ter uma comunidade mais consciente e preocupada com essas questões”, finalizou.