Para iniciar o processo de restauração ambiental em Irauçuba, CE, no âmbito do Projeto Pomares da Caatinga, a Fundação Araripe começou, em fevereiro, a instalação e a produção de mudas no Viveiro Sementes da Vida, na comunidade Boqueirão.

O local foi escolhido após um diagnóstico realizado pela equipe técnica da Função Araripe que identificou a comunidade de Boqueirão como lugar adequado para a construção do viveiro. Entre os critérios adotados para a escolha, foram apontadas a oferta de água em quantidade e qualidade para a manutenção das mudas, a escolha do terreno, que possui solo levemente inclinado e fácil acesso, e área com pouca sombra.

O viveiro abastecerá os quintais produtivos nas comunidades do município e fornecerá mudas para ações de plantio em áreas degradadas. As primeiras mudas plantadas foram de espécies forrageiras como a moringa e a gliricídia, de árvores frutíferas como o cajueiro, a goiabeira e o limoeiro, e também de plantas nativas da região como o Pau Branco. Atualmente, 500 mudas de moringa foram plantadas em Boqueirão.