Durante a reunião mensal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), escritório Regional do Crato-CE, a Fundação Araripe apresentou o Projeto Pomares da Caatinga para cerca de 15 técnicos, entre gerentes municipais, coordenadores e representantes de entidades.

A coordenadora técnica da Fundação Araripe/ Pomares da Caatinga, Alinne Freire, fez a apresentação do projeto, que objetiva criar ambientes de produção e restauração ambiental através da implementação de um Arranjo Produtivo Local de produção de sementes e mudas de espécies importantes para famílias produtoras, que promovam segurança alimentar e também a recuperação de nascentes e da vegetação nativa.

“O encontro foi para apresentar os trabalhos aos gerentes municipais para eles levarem as informações para seus técnicos e começarem a agendar reuniões e possibilidades de implementar projetos de restauração em cada um dos 13 municípios que a coordenação regional engloba”, afirmou Alinne.

Iniciado em janeiro deste ano, o projeto terá duração de 36 meses e está sendo realizado em comunidades rurais do Cariri cearense, Irauçuba-CE e Pernambuco. Os trabalhos desenvolvidos são apoiados financeiramente pelo Fundo Socioambiental da Caixa (FSA CAIXA).

O coordenador regional da Ematerce em Crato, Francisco Gondim Lóssio da Rocha, disse que o projeto foi muito bem recebido pelos técnicos e que pretende atuar junto à Fundação na região. “Nós queremos fazer uma parceria para trabalhar esse projeto nos 13 municípios”, frisou.

Já o Agente de Desenvolvimento dos produtores, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Fábio Ricarte, presente na reunião, falou sobre a importância do projeto e apresentou as linhas de créditos do Banco para o meio ambiente. “Nós temos várias condições de financiamentos voltados para os produtores que queiram realizar essas atividades [do Pomares] em suas propriedades, desde os pronafianos aos produtores rurais não pronafianos. Esse projeto é excelente!”, concluiu.

Neste mês de junho, o Pomares da Caatinga completa seis meses de atuação. Entre as ações realizadas, estão o plantio de mudas na ARIE Riacho da Matinha (CE), no entorno da Estação Beata Maria de Araújo (Juazeiro do Norte-CE) e em Salitre (CE), a estruturação de viveiros em Irauçuba-CE, Conceição das Crioulas, em Salgueiro (PE) e Jardim (CE).