A Fundação Araripe, no âmbito do Projeto Pomares da Caatinga, realizou visita técnica na propriedade do senhor Marcelo Gonçalves Pereira para cadastrar famílias agricultoras interessadas em fazer parte do projeto e coletar dados para o diagnóstico das propriedades.

O diagnóstico é uma das ações realizadas junto às famílias que permite identificar as áreas das propriedades que serão destinadas ao plantio de mudas nativas, o tipo de plantio para o local, as espécies que as famílias querem e a quantidade destinada para a área escolhida.

Esse trabalho é feito em caráter permanente nas comunidades rurais dos municípios de Irauçuba, Salitre, Crato, Barbalha, Santana do Cariri, Porteiras e Novo Horizonte, no Ceará, e em Conceição das Crioulas, Serrita, Granito, Exu e Salgueiro, em Pernambuco, junto as famílias interessadas em participar do Pomares da Caatinga.

A Fundação, visando facilitar a adesão ao Projeto Pomares da Caatinga, realizou uma apresentação do Projeto Pomares da Caatinga junto ao Conselho da APA Chapada Araripe e disponibilizou o telefone (88) 2157. 8010 e o e-mail fararipefsacaixa@gmail.com, para os interessados poderem entrar em contato.

O Pomares da Caatinga, cujo agente financiador é o Fundo Socioambiental CAIXA (FSA Caixa), visa criar ambientes de produção e recuperação ambiental e ao mesmo tempo possibilite o fortalecimento das ações socioprodutivas das comunidades rurais, realizando o plantio de 500 mil mudas, o projeto está fortalecendo um Arranjo Produtivo Local (APL) para produção de sementes e mudas, com destaque para as espécies melíferas, frutíferas e forrageiras, todas de interesse e importância comercial para as famílias produtoras, que promovam segurança alimentar, e também a recuperação de nascentes e da vegetação nativa.