O projeto Pomares da Caatinga foi apresentado à comunidade quilombola Conceição das Crioulas, em Salgueiro-PE, nesta quarta-feira (03/05), pela equipe da Fundação Araripe, composta pela responsável técnica do projeto Pomares da Caatinga, Alinne Freire, e pelo secretário-Adjunto da Fundação Araripe, Magno Feitosa.

A apresentação ocorreu na Associação Quilombola Conceição das Crioulas (AQCC) para toda equipe da associação. O momento representa o início das ações do projeto na localidade, uma parceria entre a Fundação Araripe e AQCC, que promoverá o melhoramento do viveiro florestal do quilombo, incluindo suporte e assessoria técnica, além de plantio de mudas, criando ambientes de produção e recuperação.

No local, foi feita uma análise da área do viveiro, dos materiais necessários e das pessoas que vão compor a equipe técnica. Alinne destaca que a Associação é uma antiga parceira da Fundação Araripe e que esse projeto vem mais uma vez prestigiar e alavancar essa parceria.

Valdeci Maria da Silva Oliveira, integrante da Comissão de Mulher e Geração de Renda da AQCC, revela que as questões ambientais são uma preocupação das agricultoras associadas. “O desafio vai ser grande, mas na nossa comunidade as pessoas são envolvidas e o bem estar do nosso povo é mais uma conquista que vem para somar”, relatou.