Técnicos da Fundação Araripe instruem alunos da Escola Família Agrícola-EFASE Monte Santo/BA sobre Manejo Floresta Sustentável, em um ambiente de aprendizagem, experiências e troca de ideias, entre os dias 20 a 25 de agosto de 2018, no município de Monte Santo-BA..

Colaboradores do Projeto Bem Diverso e técnicos agrícolas do segundo ano do Ensino Médio e os estudantes do CVT (Centro Vocacional Tecnológico) Fundo de Pasto também participaram da capacitação.

O curso foi um dos resultados da Carta de Acordo firmada entre a EMBRAPA e a Fundação Araripe, e teve como objetivo mostrar as alternativas para o uso sustentável da biodiversidade da Caatinga e a sua importância no atendimento das demandas da sociedade em base sustentável.

O objetivo dessa troca foi o repasse de técnicas e conhecimentos e uma oportunidade para conceituar e valorizar o Manejo Florestal Sustentável Integrado de Uso Múltiplo. A formação focou em demonstrar o Manejo Florestal como instrumento de gestão florestal, complementando o processo de conservação e assegurando os serviços ambientais.

Durante o processo, os estudantes puderam discutir o Manejo Florestal através de aulas teóricas, trabalhos em grupo e principalmente, nas atividades de campo, onde puderam sentir na prática o conhecimento teórico nas medições das parcelas e nos cálculos dos resultados colhidos através das amostragens.

No final dos cursos foram propostas atividades de retorno , que serão entregues posteriormente  sobre o que aprenderam sobre o Manejo Florestal, que foi incluído como conteúdo programático.

Todos os participantes  receberam certificados, como forma de comprovação e reconhecimento pelos trabalhos realizados, participação e, principalmente enriquecimento curricular.