Um grupo de 17 pessoas, em sua maioria jovens das comunidades rurais atendidas pela Fundação Araripe, por meio do Projeto Semeando Conhecimento na Caatinga, participarão nos dias 05 a 10 de junho, do curso Inclusão Digital, promovido pelo Centro de Recondicionamento de Computadores da UNIVASF (Universidade Federal Vale do São Francisco), em Juazeiro, BA. A oportunidade é resultado de uma parceria entre a Fundação e a universidade.

O objetivo do projeto é capacitar os jovens do campo para entrar no mundo digital, fornecendo habilidades que permitam lidar com os computadores. Ao final do curso, os participantes recebem certificado durante uma cerimônia que ocorrerá no prédio do Espaço Plural, no próximo sábado (10/06).

Hardware e software é parte do repertório dos conhecimentos que a jovem Cosma Iasmin Rodrigues da Silva, da comunidade Lírio, em Santana do Cariri-CE, deverá levar para casa. Ela relata que está muito animada para ingressar no curso e repassar o conhecimento para o “Juventude Lírio”, grupo do qual participa. “Estou com expectativa bem alta, vai ser bom.”, relata animada.

As habilidades aprendidas em sala de aula permitirão, de acordo com a coordenadora técnica do Semeando Conhecimento na Caatinga, Daniele Siebra, que os jovens estejam inseridos no contexto do mercado virtual e possam estruturar e fortalecer seus planos de negócios, junto às suas comunidades, com foco na bioeconomia dos produtos da sociobiodiversidade. “Assim, eles podem divulgar para o mundo, nas redes sociais, os próprios produtos e ações”, acrescentou.

É o que pretende a agricultora do Sítio Macaúba, de Barbalha-CE, Raimunda Inês, conhecida por Dinha. Ela, que faz parte da Associação de Mulheres Rurais do Sítio Macaúba, disse que está aberta para novos conhecimentos e planeja aplica-los nas redes sociais da Associação. “Quero expandir nossos produtos e nosso artesanato para a venda online, que ainda não fazemos”, afirmou entusiasmada.
Agricultora do Sítio Baixa do Maracujá, em Crato-CE, Maria Zilda relata que está feliz com a oportunidade e que aproveitará ao máximo o curso. “Essa é uma oportunidade maravilhosa! Quero aproveitar bastante e aprender a usar as tecnologias”, afirmou.

A vice-reitora da UNIVASF, professora Lucia Marisy, explicou que a missão da universidade é proporcionar a população do campo mecanismos de empoderamento que lhe permita usufruir dos bens e serviços de forma efetiva, sem que pra isso tenha de deixar o campo. “A nossa intenção é demonstrar para os jovens que o campo pode ser um bom local para se viver, estudar e trabalhar, com qualidade de vida.”, enfatizou.