Com o objetivo de contribuir para o processo de fortalecimento das organizações, cujas atividades socioprodutivas têm relação direta com o uso dos recursos naturais, foi realizada na última sexta-feira e sábado (14 e 15/04), a capacitação Associativismo e Cooperativismo para agricultoras da Baixa do Maracujá, no Crato-CE. A atividade faz parte do projeto Semeando Conhecimento na Caatinga, executado pela Fundação Araripe (FA).

A capacitação foi realizada em parceria com a Associação Cristã de Base (ACB) pelo instrutor Joelmir Pinho. Entre as práticas abordadas, foi apresentada a diferença entre associações e cooperativas, gestão, importância do associativismo e comunicação, pontos considerados um dos grandes desafios dessas organizações.
Além disso, foi realizada uma dinâmica para exercitar o planejamento de uma Associação. “Uma das preocupações foi pensar num momento de reflexão de forma prática. Então, as mulheres elaboraram um plano de ação para 2023, para que elas desenvolvam uma estratégia ao longo deste ano e experimentem o planejamento do fazer cotidiano”, explicou Joelmir.

“Essa atividade foi muito grandiosa para acrescentar nossos conhecimentos. É de grande importância para nosso dia a dia na ATRAF”, relatou a vice-secretária da Associação das Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar (ATRAF), Maria Cícera de Lima Silva.

Essa temática será trabalhada nos municípios de atuação do projeto: Barbalha, Crato, Jardim, Santana do Cariri, Porteiras e Exu. Segundo Daniele Siebra, coordenadora do Semeando Conhecimento na Caatinga, as capacitações abordam diversos temas importantes que perpassam uma relação sustentável com o meio ambiente. “Esperamos que os atores locais possam interagir de forma cada vez mais positiva com os recursos naturais/florestais, utilizando-os de forma sustentável, conservando a biodiversidade, a paisagem e os serviços ecossistêmicos”, frisou.

Essa atividade tem duração de 16h e cada participante receberá certificado ao final. “Espero deixar uma semente plantada para uma prática de gestão cada vez mais democrática, participativa, que gere cada vez mais resultado para o coletivo, para a comunidade”, finalizou Joelmir.

Semeando Conhecimento na Caatinga

O projeto foi idealizado e é executado pela Fundação Araripe e recebe o apoio financeiro do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e visa implementar ações de recuperação ambiental para a APA Chapada do Araripe incorporando a conservação e uso sustentável da biodiversidade às práticas produtivas, para reverter o processo de degradação dos recursos naturais conservando as paisagens, sua biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, fortalecendo a socioeconomia regional.