Varias oportunidade de aprendizado foram oferecidos durante os 4 dias de evento, como Dia de Campo, curso e minicursos

A Fundação Araripe levou para a 10º edição do Semiárido Show, organizado pela Embrapa, uma série de capacitações.  Participação mais de 100 pessoas, somando o curso de Conservação do Solo e Sistemas Agroflorestais que foram realizados em dois dias pelos técnicos Carlos Magno e Karina Braga e pela coordenadora técnica do projeto Pomares da Caatinga, Alinne Freire e os que aconteceram no Espaço Sebrae, como Sistemas Silvipastoril.

Durante os quatro dias de evento foram oferecidos cursos voltados à práticas de restauração no semiárido, através da implementação de conceitos de Barragem Base Zero (BBZ), Cordões Vegetativos e Cordões de Pedra em curva de nível e, ainda, o recatingamento por meio de plantios de mudas nativas da caatinga, ação efetiva do Projeto Pomares da Caatinga que tem como objetivo criar ambientes de produção e recuperação ambiental, com foco na produção de sementes e mudas, com  interesse e importância comercial para as famílias produtoras, promovendo segurança alimentar, e recuperação de nascentes e de vegetação nativa.

A Vitrine Tecnológica da Fundação Araripe não foi visitada apenas por estudantes, mas também por instituições parceiras e representantes do poder público.   De acordo com a coordenadora, Alinne Freire, o público que visitou o espaço gostou muito do que viu. “De modo geral quem visitou a vitrine tecnológica se encantou muito com a forma de distribuir as tecnologias, tanto de baixo carbono quanto as tecnologias sociais.  Utilizamos um modo bem didático que demonstrasse, com bastante clareza, como cada tecnologia funciona e onde pode ser utilizada”.

Um dia de campo foi organizado pela instituição para os beneficiários do Projeto Rural Sustentável Caatinga. Participaram deste momento extrativistas da Associação de Apicultores de Exu (Exu-Apis – PE), representado pelo seu presidente, Francisco Hélio Narciso Pereira, que levou mel, produto desta parceria. E ainda,  produtores do Cariri cearense, professores e estudantes da Escola de Família Agrícola-EFASE que participaram ativamente da programação.

Além do dia de campo com a presença da caravana, aconteceram capacitações, que receberam uma grande quantidade de interessados de outros estados. Segundo a técnica da Fundação, Karina Braga, foram apresentados temas como importância do solo, quintais produtivos, soberania alimentar, visibilidade da juventude e da mulher, entre outros.  Para a estudante do Curso Técnico em Zootecnia,  Darlene de Carvalho,  foi enriquecedora a experiência de conhecer os projetos e trabalhos da Fundação. “Achei muito interessante o manejo como é feito pelos técnicos da Instituição e, pra mim, a oportunidade foi de aprender com algo que nunca vi e vai agregar no meu curso”, relatou.

No espaço Sebrae também foram oferecidos minicursos que trataram vários temas, como Manejo Florestal, Tecnologias Sociais e Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono. Os técnicos da Fundação Araripe Elias Muquém e Ismael Paz ministraram um minicurso sobre Sistemas Silvipastoril, apresentando suas características e vantagens, destacando as questões sobre espécies arbustivas e arbóreas, com o consórcio de gramíneas adaptadas à região. Para Elias Muquém, técnico da Fundação, a recepção por parte das pessoas foi das melhores. “O espaço ficou muito interativo e despertou o interesse de quem estava na feira”, disse o técnico.