A comunidade de Retiro, em Exu-PE, recebeu a capacitação “Uso sustentável e conservação da biodiversidade e recursos naturais”, realizada pela Fundação Araripe no âmbito do projeto Semeando o Conhecimento na Caatinga, nos dias 24 e 25 de fevereiro.

No total, 16 pessoas da comunidade assistiram ao curso que apresenta técnicas relacionadas ao uso de forma sustentável dos recursos naturais tendo em vista características que estão associadas ao bioma Caatinga e ao que contempla os princípios da sustentabilidade.

Para Ana Paula Pereira de Jesus Alencar, participante do curso, a capacitação ajudou a melhorar as práticas da comunidade no dia a dia. “Aprendemos como melhorar o solo, reaproveitar as madeiras e cuidar das plantas”, afirmou.

A capacitação é parte de uma série de cursos que integram o projeto Semeando o conhecimento na Caatinga e tem como objetivo discutir e difundir junto aos agricultores e extrativistas práticas de uso dos recursos naturais disponíveis na comunidade, bem como, fortalecer o conhecimento dos atores locais sobre a importância da conservação da biodiversidade.