Evento promovido pelo PRS Caatinga e a Reserva da Biosfera da Caatinga entregará carta com recomendações

O Projeto Rural Sustentável Caatinga e a Reserva da Biosfera da Caatinga promovem, no dia 28 de abril, Dia da Caatinga, às 10h, o seminário on-line “Políticas Públicas para uma Caatinga Sustentável”. O evento terá como debatedores especialistas e autoridades no tema, com abertura da Ministra de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, e da Secretária Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Renata Bueno Miranda. A transmissão do seminário será realizada pelo canal YouTube da TV Caatinga.

O evento será composto por três mesas redondas que irão debater as políticas públicas e agendas programáticas necessárias para o desenvolvimento sustentável do bioma, levando em consideração as mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade, o combate à desertificação e a necessidade de promover a segurança alimentar, hídrica e energética do semiárido. Ao final do Seminário será apresentada uma carta com recomendações para a Administração Pública Federal. O documento será enviado para o Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Seminário propõe novos olhares e políticas públicas para a Caatinga

Alecksandra Vieira de Lacerda, vice-presidente do Conselho da Reserva da Biosfera da Caatinga, destaca que o seminário colabora para construir novas visões sobre o bioma, com desdobramentos em estratégias inovadoras.

– A propositura do evento em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga é visualizar o bioma sobre o prisma das potencialidades. E dentro dessa construção de um debate por múltiplos atores, visualizar as metas estratégicas que fortaleçam uma nova relação com o bioma. São desafios que se colocam na pauta atual e que demandam uma nova leitura – integrada com as dimensões ambientais, sociais e econômicas. O nosso desafio maior é promover o desenvolvimento e traçar as rotas de conservação dos marcadores naturais, incluindo os serviços ecossistêmicos -, comentou Alecksandra.

Em contribuição a essas demandas, o diretor do PRS Caatinga, Pedro Leitão, explica que o Projeto está promovendo a adoção da agricultura de baixo carbono em cinco estados nordestinos. E enfatiza a necessidade de políticas que articulem a produção sustentável de alimentos com a ampliação de mercados para os produtos de uma agricultura familiar sustentável.

– Somos pioneiros em levar o debate da agenda climática para os pequenos produtores, oferecendo a esse público uma assistência técnica qualificada em Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono. Além disso, estamos investindo no fortalecimento de cooperativas que comercializam produtos genuínos da Caatinga. A partir dessa experiência, queremos contribuir para a construção de políticas coordenadas e transversais que articulem a questão ambiental com os âmbitos sociais e econômicos. Estamos trabalhando para tornar a agricultura de baixo carbono um diferencial da agricultura familiar e de seus produtos -, detalhou Leitão.

Conheça os organizadores

Projeto Rural Sustentável Caatinga – Iniciativa financiada pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional. A execução do PRS Caatinga é realizada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCA) – Criada em 2001 após o reconhecimento pela UNESCO como área territorial representativa de valiosos ecossistemas terrestres, marinhos e costeiros, atualmente, abrange uma área de 190 mil km2 espalhados em dez estados brasileiros. A Reserva da Biosfera da Caatinga se constitui como instrumento de gestão integrada e participativa dos territórios, visando garantir a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável de modo a harmonizar a relação do ser humano com a Natureza e proporcionar a melhoria da qualidade de vida.

Fonte: PRS Caatinga

https://prscaatinga.org.br/dia-da-caatinga-seminario-debate-politicas-publicas-para-o-bioma-com-abertura-da-ministra-marina-silva/