Apresentar o REDESER as comunidades Fundo de Pasto e, juntos, identificar as necessidades e os sistemas a serem implantados nas áreas envolvidas, esse é o objetivo do encontro nas comunidades, feito pela equipe técnica da Fundação Araripe nos últimos dias, de quarta a sexta-feira (18 a 20 de outubro).

A Fundação Araripe é a agente executora do REDESER no território baiano, projeto do Ministério do Meio Ambiente e Mudança no Clima que tem como agente implementadora a FAO. No total, sete comunidades do município de Uauá, na Bahia, foram visitadas: Testa Branca, Serra das Bestas, Caladinho, Serra Grande, Ouricuri, Maria Preta e Laje das Aroeiras. Foi um momento de troca de ideias, de esclarecer dúvidas e de levantamento de dados. Os técnicos fizeram o levantamento das atividades desenvolvidas pelas famílias, o tamanho das áreas a serem trabalhadas, saber como as comunidades manejam esses locais, entre outras.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, a Fundação Araripe dará o suporte técnico e, junto com as famílias, vai buscar uma forma de trabalhar a gestão integrada dos recursos naturais e, dessa forma, combater a desertificação.