Maquete interativa, com diversas tecnologias, e os produtos de comunidades extrativistas chamaram a atenção e agradou os visitantes

O estande da Fundação Araripe no 10º Semiárido Show, evento organizado pela Embrapa, que começou hoje (1) e vai até o próximo dia 4 de agosto, tem despertado o interesse do público que visita a feira, cujo tema desde ano é “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”. Com uma programação extensa organizada pela instituição, o espaço tem sido um sucesso à parte e a quantidade de visitas superou a expectativa no primeiro dia de feira, entre eles alunos, autoridades, técnicos e produtores.

Para a secretária geral da Fundação Araripe, Patrícia Campello, estar presente no evento traz muitos resultados positivos e destaca, “Preparamos o nosso espaço no Semiárido Show pensando em levar um pouco dos consideravelmente resultados positivos que obtivemos com a execução de diversos projetos, todos tendo o bioma caatinga como tema central. Perceber que as pessoas gostam do que veem e principalmente despertar o interesse desses estudantes não tem preço. E ainda estreitamente estreitamos laços com outras entidades e com o poder público, para um trabalho que objetiva o desenvolvimento sustentável da caatinga é o grande destaque da nossa participação”, falou Patrícia, liberada.

Chamou bastante atenção no estande a instalação da maquete interativa, que demonstra diversas tecnologias utilizadas nos projetos Rural Sustentável Caatinga, Semeando Conhecimento na Caatinga e Pomares da Caatinga. São tecnologias sociais e agrícolas de baixa emissão de carbono, como BBZ, Cordão de Pedra, Fogão Agroecológico, Manejo Florestal, entre outras, apresentadas pelos técnicos da Fundação..

A professora da Universidade de Pernambuco, Andréa Maris, gostou do que viu, principalmente uma maquete. “O que vejo aqui é excelente, pois traz muitas informações importantes dos trabalhos realizados e de todo o potencial que as pessoas têm na região, ampliando nossos conhecimentos. Essa maquete representa justamente a agricultura familiar e o Brasil é movido por ela. Muitas pessoas acham que são os grandes produtores que carregam o Brasil, mas na verdade quem tem esse papel é a agricultura familiar”.

Os produtos da sociobioeconomia da Caatinga também ficaram expostos e agradaram ao público. Os itens levados para a feira são resultado do trabalho de beneficiários de diversas comunidades inseridas nos projetos da instituição, como o Projeto Semeando Conhecimento na Caatinga. A iniciativa é realizada pela Fundação Araripe, com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), e executa ações de recuperação ambiental na APA Chapada do Araripe, entre elas o trabalho com comunidades extrativistas, como o da Associação das Mulheres Rurais do Sítio Macaúba, entre outras.

A Fundação oportunizou um espaço de comercialização de itens, que utilizam matéria prima extraída do bioma, como o coco babaçu, licuri e mel. As biojoias, que utilizam a casca do babaçu, agradaram ao público não só pela beleza, mas pelo fato de serem produzidas de forma sustentável assim como todos os produtos expostos no estande.  Para a coordenadora do Projeto Semeando Conhecimento na Caatinga, Daniele Siebra, ver o resultado desse trabalho é muito gratificante. “Trabalhar com a recuperação da Caatinga, através das sementes de espécies nativas é desafiador, mas quando vemos o envolvimento dessas famílias agricultoras, em especial as mulheres, visto que sempre obtivemos com a inclusão e o resultado desse trabalho sendo, além de apreciado, entendido como o fruto de ações de desenvolvimento e sustentabilidade da caatinga é muito gratificante, afirmou Daniele .