A Fundação Araripe participou, nos dias 27 e 28 de janeiro, na sede da Associação da Comunidade dos Quilombolas de Souza, no município de Porteiras – CE, do encontro com extrativistas da Fava D’anta para apresentação da Farmácia Viva da Caatinga – Fortalecimento Social e Econômico do Bioma, criada a partir do Projeto Semeando Conhecimento na Caatinga.

O evento iniciou com apresentações culturais com a Mestra Viva da Cultura, Maria de Tiê, e o sanfoneiro Odair do Acordeon. Além disso, no evento houve espaço para a difusão de conhecimentos tradicionais sobre o uso de espécies medicinais e a presença de benzedeiras que atuam diretamente com as plantas para auxiliar no processo de cura.

O projeto tem como objetivo fortalecer o arranjo produtivo local do extrativismo da Fava D’anta no município de Porteiras, visando o reconhecimento de denominação de origem e maior sustentabilidade ambiental, social e econômica.

A iniciativa será executada pela Associação Quilombola em parceria com a Fundação Araripe e Secretaria de Agricultura de Porteiras. Apoiada pela ONG AGENDHA (Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia), GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Na oportunidade, foram realizados diagnósticos participativos da cadeia de valor da fava d’anta junto aos extrativistas e parceiros presentes.

Cabe saber, a importância do processo de fortalecimento do Extrativismo da Fava D’anta para comunidade, pois possibilitará o protagonismo dos extrativistas no intuito da valorização da matéria prima no sentido de prezar pela qualidade e possibilidade de estabelecer uma designação de origem, gerando uma identidade sociocultural do produto.