A Fundação Araripe expõe projetos desenvolvidos e produtos sustentáveis da biodiversidade da Caatinga na 70º Exposição Agropecuária do Crato- Expocrato, que acontece entre 09 e 16 de julho no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no Crato-CE. O stand da Fundação ocupa um espaço de 20m² e ficará aberto à visitação todos os dias, das 9h às 22h.
Este ano será a 21ª participação da Fundação no evento, considerado o maior do interior do Nordeste. Para esta edição, a Fundação investiu na difusão de Tecnologias Sociais que promovem a convivência sustentável com a semiaridez, representadas em uma maquete interativa com diversas tecnologias como as de conservação de solo e água, de uso sustentável da Biodiversidade da Caatinga, dos Fogões Ecológicos, dos Sistemas Agroflorestais entre outras, representadas por meio de miniaturas de Barragem Base Zero (BBZ), Cordão de Pedra e Manejo Florestal.
Outro destaque é a exposição de produtos da Caatinga para apresentar aos visitantes na “Bodega Caatingueira”, além de divulgar os projetos Semeando Conhecimento na Caatinga, Rural Sustentável Caatinga, Pomares da Caatinga, REDESER. Na oportunidade, a Fundação estará apresentando a Reserva da Biosfera da Caatinga, sua missão e ações.
Para o coordenador Técnico da Fundação Araripe, Francisco Campello, o evento é uma oportunidade de congregar os agricultores da região e difundir as boas práticas do uso sustentável dos recursos naturais com foco no uso sustentável da nossa Caatinga. “Para a Fundação, é o momento de mostrar que as boas práticas de uso dos recursos naturais podem gerar trabalho e ao mesmo tempo conservar a biodiversidade. A Expocrato exerce um papel fundamental como um ambiente de difusão de tecnologia”, afirmou.

Bodega Caatingueira

A Bodega Catingueira é um espaço de oportunidades para fomentar a divulgação dos produtos da Caatinga produzidos por associações e cooperativas parceiras com apoio da Fundação Araripe.
O espaço recebeu decoração típica do bioma. Nele, o visitante vai encontrar uma variedade de artesanatos, alimentos e bebida produzidas por comunidades extrativistas atendidas pelos projetos da Fundação Araripe no Cariri cearense, em Pernambuco e na Bahia.
Segundo a Secretária Geral da Fundação Araripe, Patrícia Campello, a Bodega Caatingueira é um espaço para apresentar ao Cariri o quanto é prazeroso contribuir com as comunidades locais e apresentar os produtos oriundos da biodiversidade. “A convivência com o Semiárido não é em absoluto impossível, pelo contrário, é um caminho para fortalecimento da agricultura familiar, do empreendedorismo, da convivência social verdadeiramente solidária e a comprovação da viabilidade da bioeconomia com o protagonismo das comunidades tradicionais”, destacou.
São diversos produtos como óleos, pomadas, sabonetes e o artesanato típico de babaçu (Associação das Mulheres Rurais do Sítio Macaúba, Barbalha), leite de mangaba, de janaguba e o famoso óleo de pequi (Associação das Mulheres da Baixa do Maracujá, Crato), mel (Associação do Lírio, Santana do Cariri), óleos essenciais de plantas nativas (Serra do Ingá, Pernambuco), produtos de licuri, como biscoitos e balas e sorvetes e cerveja artesanal (COOPERSABOR, Bahia).

Venham nos visitar, estamos esperando vocês!