A Fundação Araripe, representada pela secretária Geral, Patrícia Campello, e a coordenadora, Daniele Siebra, esteve presente no 3º Seminário de renovação do colegiado do Comitê de Bacias do Rio Salgado, para o mandato de 2024-2028.

O evento aconteceu, nesta quinta-feira (04),  no Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte, e envolveu os municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Jardim.

Na ocasião, a Fundação foi eleita para representar, juntamente com a Universidade Regional do Cariri – URCA e a Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Sabiá o segmento das Organização da Sociedade Civil.

A secretária Geral da Fundação Araripe falou da alegria de retornar ao Comitê de Bacias do Rio Salgado. “É uma satisfação voltar a fazer parte do comitê e retomar nosso assento, visto que nós somos um dos colaboradores de sua estruturação e dos estudos realizados anos atrás, então estamos muito felizes em poder contribuir”.

E completa, “A Fundação, além de poder retomar de forma intensa a colaborar com questões ligadas à conservação do solo e da água, vem sistematicamente realizando processos de formação e materialidade, que incentiva o uso e a disseminação de boas práticas para assegurar a recarga hídrica das bacias hidrográficas da região.

Durante este encontro também foram selecionados os indicados do segmento dos Usuários de Água,  representados pela Juazeiro Alevinos – filial, A.I Piscicultura do Cariri – LTDA e a Sociedade Anônima de Água e Esgoto – SAAEC e do Poder Público Municipal, que vão ser representados pelas Prefeituras de Juazeiro do Norte e do Crato.

Seminários anteriores

Nos dois primeiros seminários foram selecionados  também representantes para os segmentos dos Usuários de Água,  são elas: a Associação dos Pequenos Produtores do Sítio Balanças, Fazenda Ribeirão S.A, Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, além de da Juazeiro Alevinos – Matriz, . Sítio Barreiras Fruticultura- LTDA e o Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR.

No segmento da Sociedade Civil foram eleitas a Universidade Federal do Cariri – UFCA, Instituto Agropolos do Ceará e Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Penaforte, além da Associação dos Produtores do Vale Serrota, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Barro e  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Milagres.

Completando os representantes do segmento do Poder Público foram eleitas as prefeituras municipais de Barro, Milagres,  Brejo Santo e Prefeitura Porteiras.

Ainda serão realizados mais dois seminários e os representantes indicados vão tomar posse no próximo dia 30 de abril, durante a 38ª Reunião Extraordinária do Colegiado, no município do Crato.

Texto: Patrícia Lyra