O evento acontece pela primeira vez presencialmente após a pandemia e reúne estudantes, pesquisadores, produtores rurais entre outros

A Fundação Araripe vai participar do 10º Semiárido Show, com o tema “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”, organizado pela Embrapa,  entre os dias  1 a 4  de agosto, em Lagoa Grande, Pernambuco. Este ano a organização vai levar entre outras ações, experiências de projetos executados como Rural Sustentável Caatinga, Semeando Conhecimento na Caatinga e o Pomares da Caatinga, além de atividades basilar dos trabalho da instituição como as pedagógicas, de inclusão de mulheres e jovem, além das de empoderamento, que proporciona geração e renda e autonomia para as famílias agricultoras.

Para este ano estão sendo preparadas uma série de atividades que vão oportunizar ao público presente muita troca de experiência e difusão de boas práticas de convivência com o semiárido. O diretor técnico da instituição e coordenador regional do projeto Rural Sustentável Caatinga, Francisco Campello, ainda participa de reuniões, palestras e seminários levando muito conhecimentos sobre diversos temas, entre eles agricultura de baixa emissão de carbono, desertificação e Manejo Florestal Sustentável.

Campello, enquanto presidente da Reserva da Biosfera da Caatinga,  destaca que um dos resultados importantes da participação em eventos como o Semiárido Show é a ampliação de uma  rede formada por estudantes, pesquisadores, produtores rurais e representantes de órgão públicos que vivem e pensam o semiárido como um ambiente rico em sociobiodiversidade, que contribui para a redução do aquecimento global, sendo essencial para o sustento de famílias agricultoras e de comunidades tradicionais e para todo o território brasileiro.

“Esses encontros são muito salutar para o desenvolvimento de ações na região do bioma Caatinga. Todas as interações são importantes, desde o aluno que chega para conhecer as tecnologias com as quais trabalhamos e que pode despertar seu interesse, passando pela troca de conhecimento com produtores e profissionais, como promovendo articulação com agentes públicos para inclusão de temas pertinentes à convivência com o semiárido nas políticas públicas”, disse Francisco.

A organização vai estar presente em um stand com produtos da sociobiodiversidade da caatinga, além de uma maquete interativa onde serão mostradas as tecnologias sociais e de agricultura de baixa emissão de carbono, das mais rudimentares como as mais complexas. A estimativa da Fundação é receber aproximadamente 1.500 pessoas nos 4 dias de eventos. No espaço terão produtos criados com insumos da caatinga para comercialização, como biojoias produzidas com a casca do coco babaçu, mel, itens da gastronomia catingueira como os preparados com licuri,  fitoterápicos, entre outros.

A Fundação também vai participar do espaço da Embrapa conhecida como Vitrine Tecnológica, uma das mais importantes do evento, construindo uma maquete viva, onde será demonstrado várias Tecnologias Sociais como o Fogão Agroecológico, como Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono (TecABC) em tamanho ampliado. Essas práticas são empregadas em todos os projetos desenvolvidos pela instituição.

Além dessas atividades, a Fundação Araripe ainda vai oportunizar uma programação extensa com demonstração de boas práticas de convivência com o semiárido,  capacitações e os minicursos como os de  Conservação do Solo e Sistemas Agroflorestais.

O diretor técnico da Fundação Araripe, Francisco Campello, a convite da organização do 10º Semiárido Show, que aconteceu dos dias 1 a 4  de agosto, em Pernambuco, foi palestrante em uma série de oportunidades com temas variados, como:  “Produção Sustentável no Semiárido: o projeto Rural Sustentável Caatinga”,  que fez parte do painel “Preservação e uso sustentável da Caatinga e recuperação de áreas degradadas” e a palestra sobre o tema “Bioeconomia na Caatinga”, essa tratando de bioeconomia direta, pecuária, lenha e extrativismo e sua relação com os serviços ecossistêmicos.

O Semiárido Show é um evento consagrado e conhecido por ser um importante e respeitado espaço de muito aprendizado e apresentação de  soluções tecnologias exitosas para o semiárido. Durante quatro dias, ofereceu uma programação extensa, com palestras, oficinas, feira de economia solidária, mostras da biodiversidade da Caatinga, venda de produtos e espaços de interação entre diversos públicos.