O evento oportunizou aprendizado, difusão, comercialização de produtos da caatinga, além de ações que vão gerar iniciativas de políticas públicas

A Fundação Araripe participou do 10º Semiárido Show, com o tema “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”, organizado pela Embrapa,  entre os dias  1 a 4  de agosto, em Lagoa Grande, Pernambuco. Os espaços ambientados pela organização receberam muitas visitas, entre elas a do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira, que conheceu a maquete viva, com representações de Tecnologias Sociais e das Tecnologias  Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono (TecABC),  construídas no espaço dedicado a Vitrine Tecnológica.

As estratégias apresentadas na Vitrine Tecnológica , são de convivência com o semiárido e utilizadas em projetos como o PRS Caatinga, Semeando Conhecimento da Caatinga e Pomares da Caatinga, todos executados pela Fundação Araripe. São tecnologias sustentáveis, práticas e acessíveis, que valorizam a agricultura familiar. Esse espaço foi um dos lugares mais visitados, com muita difusão de conhecimento. A Fundação Araripe também esteve presente com um stand,  com uma maquete interativa que demonstrava as várias tecnologias com as quais a instituição trabalha, além de vários produtos da sociobioeconomia da Caatinga para comercialização.

No  espaço SEBRAE, a Fundação ofereceu várias Já capacitações que atraíram um grande público, principalmente de estudantes, em busca de instrução qualificada. A participação do diretor técnico, Francisco Campelo, em diversas palestras foi um diferencial da participação da Fundação Araripe no evento, reconhecida como uma referência no trabalho e pesquisa sobre o desenvolvimento sustentável do bioma caatinga foi convidada a estar presente em vários momentos.

As experiências exitosas levadas pela Fundação Araripe foram bem recebida, inclusive noticiada no Semiárido Show, que é um evento consagrado e conhecido por ser um importante e respeitado espaço de muito aprendizado e apresentação de  soluções tecnologias exitosas para o semiárido. Durante quatro dias, ofereceu uma programação extensa, com palestras, oficinas, feira de economia solidária, mostras da biodiversidade da Caatinga, venda de produtos e espaços de interação entre diversos públicos. A Edição de 2023 foi a primeira a acontecer de forma presencial após a pandemia. Recebeu um público estimado de 20 mil pessoas, entre elas várias caravanas de estudantes,  pesquisadores e técnicos de extensão rural, além de 228 caravanas de produtores rurais, com cerca de 12 mil agricultores, de 137 municípios de nove estados brasileiros.