Nos dias 03,04 e 05 de fevereiro, a Fundação Araripe participou do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa, divulgando os projetos que estão em execução na região. O evento aconteceu no Parque Pedro Felício Cavalcanti, no Crato, e foi realizado pelo Instituto Flor do Pequi e a Prefeitura Municipal do Crato.

Durante os três dias de evento, a Fundação Araripe apresentou os projetos: Pomares da Caatinga, Semeando Conhecimento na Caatinga, Projeto Rural Sustentável Caatinga e Farmácia Viva Fava D’anta. Em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, a Fundação realizou a doação de 200 mudas cedidas pelo viveiro municipal do Crato, com o intuito de conversar com os visitantes do stand sobre os projetos em execução e a importância da conservação da vegetação nativa, da manutenção dos serviços ecossistêmicos e da paisagem.

Alinhado em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, foi realizado um plantio simbólico de 30 mudas de espécies florestais, adequadas para arborização urbana, na área da Unidade de Conservação ARIE Riacho da Matinha, envolvendo os visitantes da Feira, representantes do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBIO, o Grupo de Escoteiros Inácio de Loyola e do grupo de Yoga ASRAM Luz do Yoga, que estavam presentes para o evento Viva o Parque.

O plantio foi realizado para a divulgação, junto ao público local, do projeto Pomares da Caatinga, que pretende produzir e plantar 500 mil mudas em seis municípios do Ceará, localizados na APA Chapada do Araripe; A Responsável Técnica do Projeto Pomares da Caatinga, Alinne Freire, explicou que aproveitou a oportunidade do Circuito de Feiras para divulgar o projeto junto a população da região. “Nós trouxemos o projeto para que as pessoas o conhecessem e entendessem sua abrangência e impacto positivo na paisagem da região. Aproveitamos as visitas no stand para realizar alguns cadastros de proprietários rurais que tenham interesse em recuperar áreas e reflorestar suas propriedades. Quem quiser fazer parte do nosso projeto pode entrar em contato por meio de nosso e-mail institucional fararipefsacaixa@gmail.com”, ressaltou.

O Projeto Pomares da Caatinga é uma iniciativa da Fundação Araripe em parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA).  Ainda esse mês, no dia 24, irá acontecer outro evento do Projeto, incluindo o plantio simbólico de 200 mudas no entorno da Colina do Horto Padre Cícero, como ação inicial para reflorestamento do Horto, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará e o Grupo Salesiano.

A Presidente do Instituto Flor do Pequi, Vanda Rosendo, ressaltou a importância do trabalho com a Fundação Araripe e outras instituições locais. “Esperamos cada vez mais fortalecer as parcerias, porque temos a convicção que só podemos desenvolver agricultura familiar, movimentos sociais e economia solidária com elas. Agradecemos demais a Fundação Araripe que sempre é muito acessível e por estar aqui com a gente nesse evento com seus projetos”.