O Projeto Semeando Conhecimento na Caatinga, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) em parceria com a Fundação Araripe, promoveu, essa semana, um encontro da Associação de Agricultores e Agricultoras Familiares do Sítio Lírio (AAFASIL), em Santana do Cariri (CE) e técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

A reunião trouxe informações importantes a respeito das possibilidades de compra de produtos da biodiversidade, dentro da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Para Nagila Batista, técnica da Fundação Araripe, a reunião foi muito produtiva e a compra de produtos dos extrativistas da comunidade é uma oportunidade de agregar valor econômico e social para essa localidade. “Vamos trabalhar por um objetivo em comum, levando esses produtos para a Conab e trazendo para essas pessoas mais dignidade”.

Dona Bernadete, extrativista inserida no projeto, ficou super feliz com a possibilidade de comercializar seus produtos de uma forma mais justa e solidária. “Nós estávamos perdendo o pequi e agora, com esse Projeto a gente vai saber a quem vamos vender nosso produto, eu amei essa novidade, vai ser muito bom para nossa Associação”