Participamos da IV Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, que teve como tema a Restauração Multifuncional e Mudanças Climáticas, considerado um espaço de referência para discussão e divulgação dos desafios e inovações da restauração no país. O evento aconteceu no período de 28 de novembro a 2 de dezembro, em Vitória, no Espírito, com uma programação extensa e marcamos presença com a equipe da Fundação Araripe.

Nossa secretária geral, Patrícia Campello, participou de vários momentos, entre eles um painel sobre educação, levando a experiência do curso de especialização do Programa de Capacitação em Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono, oferecido pelo PRS Caatinga em parceria com a UNIVASF.

Para Patrícia Campelo o ponto culminante desse evento foi a nossa participação no Grito da Caatinga. “O encontro entre organizações e seus representantes, técnicos, cientistas e pessoas que desenvolvem atividades no Bioma é uma iniciativa que começou em setembro deste ano e tem como objetivo principal a formação de uma rede

O evento foi pensado para reunir técnicos, extensionistas , consultores privados, ambientalistas, viveiristas, coletores de sementes, estudantes, professores e pesquisadores das áreas de restauração ecológica, espécies nativas, silvicultura e outros temas afins.

A organização é da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), fundada em 2014, com o objetivo de disseminar conhecimento científico e das melhores práticas de restauração ecológica, orientando a tomada de decisão, em políticas públicas e legislação. Surgiu a partir da Rede Brasileira de Restauração Ecológica (REBRE), formada em 2010, promovendo debates, colaboração técnica e troca de experiências entre diversos atores envolvidos nos esforços de restauração ecológica no Brasil.

A SOBRE e REBRE alcançam aproximadamente 3.500 pessoas envolvidas em  restauração ecológica, em todo o território nacional.