Iniciativa  reconhece e incentivar organizações e pesquisadores que desenvolvem ações de conservação do Meio Ambiente, sobretudo a Caatinga

A Fundação Araripe esteve presente nesta segunda-feira, 3 de junho, na entrega do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, a convite da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco e da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, idealizadora do prêmio.

Para o diretor técnico da Fundação Araripe e presidente do Conselho da Reserva da Biosfera da Caatinga, Francisco Campello, o Prêmio Vasconcelos Sobrinho tem em sua importância o fato de incentivar e reconhecer organizações e pesquisadores que desenvolvem ações de conservação do Meio Ambiente, sobretudo a Caatinga.

“É um prazer participar da entrega do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, pela sua importância  em reconhecer o trabalho de quem atua em prol da conservação e da sustentabilidade dos recursos naturais e, ainda, por ser uma iniciativa que estimula os pesquisadores, os movimentos sociais, as escolas e os gestores públicos a trabalharem projetos sustentáveis em busca de diferentes abordagens e soluções que podem ser implementadas para enfrentar desafios ambientais”, afirmou.

Hoje a Fundação Araripe está duplamente feliz, pelo que representa o Prêmio Vasconcelos Sobrinho e pela premiação dada a Agrodóia, organização parceira da Fundação, que foi contemplada na categoria Inovação tecnológica, por sua iniciativa no Projeto Rural Sustentável de Caatinga.

O Prêmio Vasconcelos Sobrinho foi criado em 1990 pela CPRH, em homenagem a um dos primeiros pernambucanos a lutar pelas causas ambientais no Estado de Pernambuco. Engenheiro Agrônomo de profissão e ambientalista por vocação, Vasconcelos Sobrinho, que faleceu em 1989, continua sendo um exemplo a ser lembrado e seguido.