Teve início hoje (11/04), em Salitre(CE), o projeto Pomares da Caatinga, com o plantio inicial de 100 mudas na propriedade rural Sítio João Bezerra. O projeto é executado pela Fundação Araripe e tem como agente financiador o Fundo Socioambiental da Caixa (FSA CAIXA) e, no município, é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário (SMDA).
O objetivo do projeto é criar ambientes de produção e recuperação, através da criação de um Arranjo Produtivo Local (APL). A perspectiva, de acordo com o técnico da Fundação Araripe, Carlos Magno, é de que sejam plantadas aproximadamente 300 mudas só nesta propriedade.
O agricultor Luíz Samuel explica que tomou conhecimento do Projeto Pomares da Caatinga através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e solicitou a visita dos técnicos da Fundação Araripe para implementar um sistema de Agrofloresta. “Eu pretendo adquirir mais conhecimento sobre as plantas da Caatinga, que têm um grande potencial, e passar o conhecimento para outras pessoas”, explica. “Pedimos essas mudas para produzir frutas e fazer remédios naturais para consumo familiar”, acrescentou.

O Sistema de Agrofloresta consiste em manter a vegetação nativa, dentro do plantio realizado. “Ele é feito para integrar a agricultura com a floresta nativa”, explicou Carlos Magno. Esse Sistema, no âmbito do Pomares da Caatinga, tem sido bem procurado por agricultores e apicultores da região.

O Engenheiro Agrônomo da SMDA, Vianei Rocha, que fará o acompanhamento das famílias, destaca a importância do projeto para o meio ambiente e para a conscientização dos agricultores. “O projeto é interessante para diminuir o impacto ambiental, o que o torna positivo para a Caatinga e para o agricultor preservar o meio ambiente”. Rocha afirmou que o acompanhamento vai alinhar o suporte técnico com o educativo. “Vamos preparando os produtores, educando sobre questões ambientais”, frisou.

A secretária Luzinete Andrade da SMDA relata que o projeto está sendo muito bem aceito pelos proprietários, agricultores e principalmente pelos apicultores. “Eles estão aderindo ao projeto com muito entusiasmo e até professores da escola de tempo integral, que tem um trabalho de recuperação de áreas degradadas, estão interessados em firmar parceria e expandir o projeto”, relatou. As perspectivas são as melhores.”, afirmou animada.

Interessados e interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário de Salitre e levar CPF, RG, documentos da propriedade e comprovante de endereço que serão encaminhados à Fundação Araripe que fará o diagnóstico das famílias, as visitas de campo e acompanhamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (88 )2157 8010 ou pelo e-mail fararipefsacaixa@gmail.com.

O projeto tem duração de 36 meses e entre as metas estão a plantação de 10 ha de Sistemas Agroflorestais, enriquecimento de 9 ha de Quintais Produtivos e realização do plantio de 2 mil de metros lineares em forma de cercas vivas.

Texto: Sarah Menezes, Patrícia Lyra