A Fundação Araripe, através do Projeto Redeser, fez a entrega, no dia 28 de abril, de uma centrífuga extratora manual de mel manual e de 15 caixas de colmeias, 30 melgueiras e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S) aos apicultores das comunidades tradicionais de Testa Branca e Lajes das Aroeiras com o intuito de incentivar e melhorar a produção de mel das comunidades.

A Centrifuga foi entregue a comunidade de Testa Branca, que possui um grupo de apicultores com relevante produção de mel. “Essa máquina será importante para o avanço da apicultura na região, atendendo a demanda da comunidade”, assinalou o técnico Agroflorestal, Elias da Silva Souza, que atua localmente na execução do projeto Redeser.

Segundo o apicultor Robson Santos da Silva, a conquista de equipamentos desse porte acrescenta muito na produção e dá agilidade no processo. “Antes, para usar um equipamento desse tinha que ir buscar numa associação a mais de vinte quilômetros. Só aí já melhora muito a produção pelo ganho de tempo e recursos”, explicou.

Na comunidade de Lajes das Aroeiras foi entregue 15 colmeias para criação de abelhas com ferrão (Appis Melífera), 30 melgueiras e cinco kits completos com macacão, botas e luvas para a Associação Comunitária e Agropastoril dos Pequenos Produtores de Lages das Aroeiras (ACAPPLA), para facilitar o manejo das abelhas. “Materiais que com certeza vão beneficiar os apicultores locais. Com esse incentivo podemos aumentar em torno de 30% a produção de mel na comunidade e assim melhorar a renda familiar, além de preservar o ambiente”, ressalta José Rodrigues Cardoso, conhecido como Carlinhos, representante da Associação.

As colmeias produzirão, em média, duas vezes ao ano, conforme a disponibilidade da florada da região. A quantidade pode chegar a 10 quilos de mel, um incremento significativo para a produção melífera na comunidade.

Além do incentivo a produção do mel, a comunidade fará o aproveitamento dos subprodutos como a cera, o própolis, a geleia real e a aptoxina, substância que pode ser aproveitada pelo potencial farmacológico e comercial para melhoria econômica dos apicultores e comunidades tradicionais, além da continuidade da propagação das abelhas.