A Fundação Araripe, no âmbito do Projeto Redeser, realizou a capacitação “Mapeamento Google Earth” para os técnicos que atuam no projeto nos municípios de Uauá e Monte Santo, no sertão da Bahia. A capacitação ocorreu nos dias 6 e 7 de novembro na Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE).

 

Liderado pela técnica da Fundação Araripe Alinne Freire, o treinamento abordou elementos importantes para a construção de um mapa como: Fundamento das Geotecnologias, Escala de Mapa, Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) e Global Positioning System (GPS); Tipos de receptores; Ferramentas do Google Earth, até a criação e conclusão de um mapa.

 

“Essa capacitação da equipe com a especialista Alinne Freire foi necessária para discutirmos métodos e metodologias antes da execução do trabalho em campo, visando obtermos mapas padronizados e com a mesma qualidade”, ressaltou a técnica da Fundação Araripe e coordenadora do projeto, Daniele Siebra.

 

Além das aulas práticas, os técnicos tiveram aula em campo. A atividade foi realizada para treinar a equipe com o objetivo de fazer o mapeamento usando aplicativos de georreferenciamento, de forma a aprender como processar os dados e a usar o Google Earth para gerar mapas.  “Eles têm uma meta do projeto que é mapear 2 a 3 mil ha e precisaram fazer esse treinamento inicial para fazer o mapeamento”, explicou Freire.

 

Para o técnico de campo de Uauá, Narcizo Marques, a experiência serviu para perceber o bom desempenho da atividade na prática. “Acredito que a gente não deve ter dificuldade até porque as aulas foram ótimas e o aplicativo é muito bom de se trabalhar. Devemos fazer um bom trabalho”, relatou.

 

O Projeto Redeser consiste em um trabalho de combate ao avanço da desertificação no sertão da Bahia por meio da gestão integrada sustentável com as comunidades dos recursos naturais, com as comunidades. Siebra explica a relevância desse curso no contexto do projeto. “É de fundamental importância, pois através dessa ação poderemos conhecer melhor as áreas, inclusive identificar processos de degradação para planejarmos ações de recuperação”, explicou.

 

Com o treinamento, os técnicos estão capacitados para mapear as 14 comunidades de Fundo e Fecho de pasto. “A capacitação agrega tanto para execução do projeto quanto para nosso crescimento pessoal. Foi muito importante porque a gente pode ver melhor o que vamos trabalhar em campo junto as comunidades, saber quais as suas necessidades e como vamos implantar as atividades”, disse o técnico que atua no município de Monte Santo, Mismar Lima.

 

Troca de Saberes

 

Após o curso, os técnicos que atuam em Monte Santo, Eudes Oliveira, Erlan Santiago e Narciso Marques replicaram a mesma formação em Mapeamento do Google Earth para os 12 estudantes do curso de pós-médio em Agrimensura da EFASE. O pós-médio é uma extensão do curso para os alunos obterem a formação técnica em Agrimensura.

 

“Foi de suma Importância esse aprendizado que fortalecerá nosso conhecimento, nossa profissão como técnico em Agrimensura”, relatou o estudante Gabriel Souza. E afirmou animado: “Espero que a gente tenha outras intervenções”.

 

Já a estudante Ana Paula Almeida relatou a empolgação da turma. “Foi muito importante esse momento que estamos iniciando o curso técnico com as novidades que nos apresentaram como o aplicativo para mapeamento. A turma ficou bem empolgada com as aulas práticas porque agrega esse conhecimento, então é de muito interesse para que a gente venha absorver todas essas informações com essa equipe muito boa, bem treinada e eu só tenho a agradecer”.