A Fundação Araripe, através do Projeto Rural Sustentável da Caatinga (PRS Caatinga), fez a entrega de uma centrífuga automática de mel para a Associação dos Apicultores do Município de Exu-PE (Exu Apis), no último sábado (01/03), uma das Unidades Demonstrativas (UD) do PRS que utiliza sistemas produtivos resilientes adaptados de baixo carbono.

Acompanhado pela equipe, o Coordenador Regional do PRS, Francisco Campello, explicou que a entrega do equipamento faz parte do trabalho de qualificação que beneficia a produção local. “A estimativa que nós temos é um aumento de 20% na produção, elevar a qualidade do produto, agregar renda e dar apoio a Associação na feira da agricultura familiar local para fortalecer o processo do comércio local”, explica.

Segundo o presidente da EXU Apis, Francisco Hélio, a Associação e os apicultores recebem o equipamento com muita alegria e destaca que servirá como incentivo para o trabalho de beneficiamento do mel. “É muito bom receber esse equipamento. Nosso produto agora terá mais qualidade. Vai ser interessante para a gente desenvolver a atividade e é um incentivo pra gente para produzir mais”, relatou animado.

A centrífuga vai beneficiar mais de 20 famílias agricultoras que são atendidas pelo projeto em ações que utilizam Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono (TecABC) na região, potencializando a atividade e dando mais agilidade ao processo de “bater o mel” (centrifugação). A coordenadora técnica do PRS, Alinne Freire explica os ganhos na produção e qualidade do produto. “Antes o trabalho deles (apicultores) era manual. Para bater 10 quadras de mel, eles levavam de 30 a 40 minutos. Com o equipamento, eles vão bater em cerca de sete, oito minutos. Enquanto a centrífuga bate, eles vão fazer outras atividades e, ainda, o fato desta máquina ser 100% em  inox não contamina o mel”, explica.

A Fundação disponibiliza uma equipe especializada de ATER com orientações que oportunizam produções sustentáveis, produtos com maior valor agregado e, consequentemente, aporte na geração de renda. Desde o início do projeto uma série de atividades foram desenvolvidas com a comunidade, desde capacitação, doação de equipamentos e assessoria técnica na implantação de sistemas produtivos de ILPF (Integração Lavoura – Pecuária – Floresta) na atividade de apicultura, valorizando a atividade apícola, uma das maiores vocações da região.

O objetivo do projeto é mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE), combater a pobreza e aumentar a renda de pequenos e médios agricultores no bioma Caatinga, por meio da adoção de TecABC.

Texto: Patrícia Lyra e Sarah Menezes