Na ocasião foi possível demonstrar como as Tecnologias Sociais e de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono são utilizadas nos projetos da Instituição

Parte das experiências que a Fundação Araripe está apresentando no 10º Semiárido Show, organizado pela Embrapa, foram demonstradas através de uma maquete viva, instalada na área da Vitrine Tecnológica.  O evento, que segue até o dia 4 de agosto, tem o tema “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento” e foi o primeiro a acontecer no formato presencial após a pandemia, em Lagoa Nova (PE). A Fundação Araripe recebeu visita do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira, que conheceu a maquete viva, com representações de Tecnologias Sociais e das Tecnologias  Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono (TecABC). Essas tecnologias foram construídas no espaço dedicado às Vitrines Tecnológicas.

Na maquete viva além da difusão de conhecimento, também foram oferecidas mini palestras com o objetivo de demonstrar como funcionam as tecnologias em campo. Tanto as tecnologias tradicionais como Clinômetro Rústico e Nivelador de Alvo, utilizadas desde a antiguidade, como as inovações tecnológicas que envolvem agricultura de baixa emissão de carbono, voltadas  para a agricultura familiar foram demonstradas, apresentando as possibilidades de um olhar para o futuro, com base no desenvolvimento regional.

Segundo Campello, as tecnologias utilizadas são de baixo custo, pois são construídas com material encontrado na propriedade como lenha, vegetação, barro e pedra. “Todo o processo visa diminuir a velocidade de erosão da água para evitar processos de degradação. E com isso é possível conservar o solo,  garantir um ambiente de produção  estabilizado e, ainda, evitar a presença do carbono que está no solo.  Essas práticas ainda têm a vantagem de serem construídas com o que o produtor encontra em sua propriedade, baixando consideravelmente os custos”, concluiu Campello.

A zootecnista e instrutora do SENAC-PE, Ivonete Ferreira da Silva, destacou, ao conhecer a Vitrine Tecnológica da Fundação Araripe, a importância das tecnologias sociais. “Essas tecnologias ajudam a preservar o meio ambiente com sustentabilidade e podem dar melhores condições de vida ao produtor rural”, falou Ivonete.

No espaço também foi construído um Fogão Agroecológico a lenha, em tamanho real, com câmara de combustão conhecido como uma Tecnologia Social  possui uma câmera de combustão interna, gastando menos lenha e colaborando com o meio ambiente. Segundo o biólogo da Fundação Araripe, Magno Feitosa, a utilização desse tipo de fogão traz um ganho não só para a saúde. O Fogão Agroecológico leva para as famílias agricultoras consciência ambiental e, ainda, colabora muito com a saúde, principalmente das mulheres, pois evita a inalação de fumaça dentro das residências”, afirmou. Além desses pontos positivos, essa tecnologia ainda diminui em 64% o tempo utilizado na aquisição da lenha,  economia de 73% no uso do gás, colaborando com a  renda.