A Fundação Araripe presta suas homenagens a esse homem que dedicou parte de sua vida a promover o desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro em especial na Biorregião do Araripe.

A Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Araripe – Fundação Araripe, informa com pesar, a seus Conselheiros, Colaboradores e Parceiros, que Pierre Maurice Gervaseau, um dos Instituidores dessa Fundação, juntamente com sua esposa e companheira Violeta Arraes (falecida em 2008), e que durante muitos anos exerceu com dedicação e louvor as funções de Secretário Geral e Presidente em decorrência de seu quadro clínico, veio à óbito.

Foto: Fábio Souza

A Fundação Araripe, foi criada no ano de 2000, com o propósito de assegurar que os benéficos do desenvolvimento sustentável alcancem as populações urbanas e rurais do   nosso semiárido. A frente do processo de criação da Fundação Araripe, estava Dr. Pierre   Gervaiseau.

Pierre Gervaiseau, grande intelectual e humanista, que dedicou seus últimos vinte anos à   incansável luta pela promoção da cidadania e ao desenvolvimento sustentável da   Biorregião  do Araripe, com isso, iniciou na Região uma escola que busca valorizar o uso sustentável dos recursos naturais, de maneira que as demandas da sociedade possam ser atendidas sem que ocorra uma agressão ao patrimônio natural.

Tendo a Fundação Araripe como seu instrumento promotor, Pierre esteve à frente de várias iniciativas estruturantes para um pensamento moderno de desenvolvimento regional como: a criação e implantação da APA Chapada Araripe; o Comitê da Bacia do Rio Salgado; a implantação do Geoparque Araripe; a criação da Mesorregião da Chapada do Araripe, visando à inserção da Biorregião do Araripe no planejamento regional buscando a sustentabilidade do patrimônio natural, a valoração dos produtos da biodiversidade, incluindo as comunidades rurais produtoras do Pequi e do Babaçu, nas políticas públicas.

Homem simples, não media esforços para assegurar a presença dos municípios do semiárido nos planejamentos regionais e sub-regionais.  Deixa sua marca de determinação, dedicação e compromisso com a causa social e pública e um aprendizado de como devemos “Amar a Terra”.

Informamos que o velório está sendo realizado no Auditório do Geoparque Araripe. Além da missa de corpo presente, haverá uma apresentação cultural para homenagem e despedida.