Os visitantes puderam conhecer tecnologias sustentáveis, produtos da sociobiodiversidade e boas práticas de convivência com o semiárido

A Fundação Araripe esteve presente em mais uma edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), que ocorreu de 13 a 21 de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no Crato-CE. O stand da Fundação ocupou um espaço de aproximadamente 16m², onde demonstrou um pouco do seu trabalho através da apresentação dos projetos como Semeando Conhecimento na Caatinga, Pomares da Caatinga, Redeser, Restauração e Bioeconomia.

Quem visitou o stand pôde conhecer também uma pequena amostra de produtos da biodiversidade da Caatinga, além de boas práticas de uso sustentável da Caatinga. O espaço recebeu visitas de vários lugares do país e de todas as idades, podendo conhecer ações exitosas desenvolvidas pela instituição.

A maquete, representando o uso das tecnologias utilizadas no desenvolvimento dos projetos, foi um dos elementos que mais chamou a atenção durante os nove dias de feira, e é utilizada como instrumento de promoção de conhecimento e conscientização sobre a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento da região semiárida.

Dona Maria Graça visitou nosso stand pela primeira vez e destacou que achou muito interessante a abordagem utilizada pela FA e destacou o conhecimento que é levado às comunidades, que aprendem a lidar com o meio ambiente em prol de si mesmo e dos outros.

“Eu achei muito interessante o Manejo Florestal, e principalmente o fogão agroecológico que é muito importante, pois evita a poluição no meio ambiente e demonstrando como pode ser utilizado, com o objetivo maior de preservação do meio ambiente, apresentando possibilidades da comunidade valorizar tudo que a natureza proporciona”, completou dona Maria Graça.

Fora a maquete, foram preparados painéis demonstrando as várias tecnologias utilizadas nos diversos projetos executados pela instituição e, ainda, a apresentação de uma série de vídeos gravados com gestores, coordenadores, técnicos, bolsistas e parceiros. Entre os temas abordados, as capacitações oferecidas foi um dos destaques, e a secretária geral, Patrícia Campello, responsável pela parte pedagógica das ações da Fundação, destaca sua importância.

“A coordenação pedagógica da Fundação Araripe desempenha um papel crucial na implementação e gestão dos projetos através de capacitações, oficinas, Dias de Campo, envolvendo planejamento, desenvolvimento e execução de formações que visam capacitar a comunidade local em práticas sustentáveis, manejo florestal, tecnologias sociais, empreendedorismo e geração de renda, principalmente para colaborar com uma melhor convivência com a Caatinga”.

“Além disso, a coordenação pedagógica trabalha em estreita colaboração com escolas, universidades, organizações não governamentais e com as políticas públicas promovendo a inclusão e a disseminação de conhecimentos sobre a importância da conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no semiárido”, completou Patrícia.

A programação organizada pela Fundação Araripe e as informações repassadas pelos técnicos agradou aos visitantes, entre eles Dona Eurides Correia, de Exu–PE, que visita sempre a Expocrato, mas foi pela primeira vez no stand. “Achei muito legal, muito bem organizado e estruturado. Não tem nem como escolher o que mais gostei, porque gostei de tudo, pois também trabalho nessa área de Agricultura Familiar e aqui tem de tudo um pouco”, falou encantada.

Texto: Patrícia Lyra