Projeto Bem Diverso

Integração da Conservação da Biodiversidade e Uso Sustentável nas práticas de produção de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) e Sistemas Agroflorestais (SAF) em Paisagens Florestais de Usos Múltiplos de Alto Valor para a Conservação.

O Projeto Bem Diverso com proposta de desenvolvimento desenvolvido na caatinga, mais precisamente no sertão baiano, prevê a mobilização e sensibilização das comunidades locais sobre temas que envolvem a conservação da biodiversidade por meio do uso sustentável e no combate, prevenção, mitigação das causas e vetores da degradação ambiental.

Neste sentido, a Fundação Araripe alinhou um processo de articulação com entidades e instituições locais, que já desenvolvem iniciativas anteriores na região para assegurar a institucionalização do processo, como a Escola Família Agrícola do Sertão – EFASE, a Cooperativa ARESOL, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Monte Santo, as Associações representativas de Comunidades Fundo de Pasto, e o Projeto Rural Sustentável Caatinga do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA.

A Metodologia adotada pela Fundação Araripe tem como objetivo:

• Promover ações sinérgicas com a estratégia do Projeto, realizando ações para garantir a sustentabilidade e sua continuidade;
    • Desenvolver uma base técnica para fortalecer o sistema de ensino para o manejo sustentável da biodiversidade da Caatinga, com ênfase no Umbu, Licuri e Maracujá da Caatinga, nos Sistemas Agroflorestais (SAF), Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM), bem como para as práticas de conservação de solo e água no semiárido;
    • Implantar um Centro de Referência para o Manejo Florestal, a ser inserido e institucionalizado na Escola Família Agrícola do Sertão EFASE em Monte Santo na Bahia;
    • Realizar o mapeamento da vegetação nativa das comunidades de Fundo de Pasto no Território Sertão do São Francisco, visando definir o impacto das boas práticas de manejo da biodiversidade dessas áreas coletivas na conservação das paisagens e serviços ecossistêmicos;
    • Realizar um processo de formação de professores e técnicos para fortalecer os cursos Técnicos Agrícolas e de Agroecologia das Escolas Família Agrícola, inserindo o conteúdo do manejo florestal para o uso múltiplo e sustentável e conservação da biodiversidade e as práticas de conservação de solos e água;
    • Fortalecer a prestação de serviços de extensão rural, envolvendo o Centro de Referência para o Manejo Florestal, em parceria com a EFASE, visando o uso sustentável nas práticas de produção da Caatinga e na definição de um programa  que proporcione auto abastecimento;
    • Fortalecer o marco de comercialização dos produtos da biodiversidade da Caatinga, apoiando a ARESOL e suas iniciativas na definição de estratégias para o acesso a novos mercados privados e institucionais.

Projeto Bem Diverso

O Projeto Bem Diverso é fruto da parceria entre Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

Formado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores (as), técnicos (as), professores (as), estudantes, agricultores (as) familiares e extrativistas, o trabalho do bem diverso só é possível graças ao envolvimento das parcerias locais e do engajamento das comunidades locais nas atividades do projeto na caatinga, uma das áreas onde atua.