O Araripe no Tempo e no Espaço

O Araripe no tempo e no espaço: Como as demais regiões do planeta, o Araripe está mudando.

Essa transformação é o resultado da própria dinâmica da natureza (variações climáticas, erosão etc.) e da dinâmica da sociedade contemporânea (uma população mais numerosa e os efeitos do seu comportamento sobre a biosfera, em termos de subsolos, solos e ar).

Embora as manifestações dessas duas dinâmicas não sejam exclusivas do Araripe e do Nordeste, seus impactos específicos na região levam a desejar a definição e adoção de uma política bem adaptada às características do Araripe.

A geração atual enfrenta múltiplos desafios. Segundo as soluções que serão adotadas pelos poderes públicos e pelos atores da sociedade regional, a mudança produzirá um cenário mais ou menos diferente do atual.